Quando vamos escolher o revestimento da nossa casa, muitas opções nos encantam em função de suas texturas, tamanhos e cores. E o porcelanato acaba sendo uma escolha bastante comum por ter todas essas possibilidades.
Então, para ajudar você a saber como escolher o porcelanato ideal para a sua casa, elencamos algumas dicas preciosas. Continue lendo e descubra quais são!
O que é porcelanato?
Esse é um tipo de revestimento cerâmico, que pode ser usado tanto em ambientes internos quanto externos.
Suas principais características são a alta resistência à abrasão química e física e também sua uniformidade de coloração.
Os porcelanatos também são muito indicados para diversas áreas, em especial as lojas, escritórios e demais ambientes em que exista um alto tráfego de pessoas.
Onde devo aplicar o porcelanato?
Para saber como escolher o porcelanato correto, antes é ideal ter em mente qual será o local onde ele será aplicado.
Você precisa respeitar certas características do ambiente para escolher o modelo mais adequado, sem futuros problemas.
Se você deseja aplicar o porcelanato nas paredes, a escolha não precisa ser tão detalhada, já que elas não sofrem muito com o uso diário.
Mas avalie o clima do ambiente e a absorção das peças para evitar manchas, por exemplo.
Os porcelanato possuem menor grau de absorção de água, e são indicado para locais úmidos.
Uma ótima dica para a instalação de porcelanatos na parede é buscar os formatos retângulares, pois estes transmitem um ar sofisticado ao ambiente.
Em relação ao porcelanato no piso, a escolha precisa levar em conta o tráfego de pessoas e a finalidade do local. Falaremos mais sobre isso no tópico abaixo.
Como escolher o porcelanato?
Para escolher o melhor porcelanato para sua casa, pense no tamanho do ambiente.
Em cômodos grandes, placas maiores criaram a sensação de amplitude, porém, em cômodos pequenos essas placas sofrerão muitos recortes e poderão não criar o efeito desejado.
Sobre as placas maiores, apesar de serem mais bonitas, elas são muito mais difíceis de instalar, pois são grandes e pesadas, exigindo um profissional com maior cuidado ou especialização, o que pode gerar um custo de mão de obra acima do planejado (além de também serem placas mais caras).
Para ambientes que permanecem secos, como salas e quartos, você pode optar por pisos mais lisos.
No caso de banheiros e cozinhas, que são ambientes que molhamos com frequência, o ideal são as placas de porcelanato antiderrapantes.
Mas afinal, quais os principais tipos de porcelanato?
Porcelanato Polido: É um dos mais facilmente encontrados no mercado atualmente, possui um acabamento liso, um brilho intenso e é fácil de limpar.
Porcelanato Acetinado: Possui um leve brilho, geralmente tem menos chances de riscar e é menos liso que o porcelanato polido.
Porcelanato Esmaltado: Possui características quanto a sua superfície, podendo ser liso, áspero, brilhante ou mate. Além de possuirem o PEI, que se refere a indicação técnica do uso do porcelanato e a resistência do esmalte.
O PEI pode variar de 1 a 5:
PEI 1: Possui uma resistência baixa e é indicado para aplicação apenas em paredes.
PEI 2: Tem resistência moderada e é indicado para áreas como banheiros internos, paredes e cômodos da casa com baixo tráfego.
PEI 3: Resistência média, indicado para áreas internas e externas com baixo tráfego.
PEI 4: Resistência média/alta, indicados para áreas internas e externas com tráfego médio, residêncial ou comercial.
PEI 5: Resistência alta, indicados para áreas internas ou externas que possuam um alto tráfego.
Além disso, leve em consideração também a qualidade do produto, que deve ser A (extra) e precisa estar dentro das normas técnicas de qualidade, geralmente indicadas na sua embalagem. Outro tipo bastante comum é o C, este pode vir com diferenças muito pequenas de tamanho e/ou tonalidades, e é muito utilizado em residências. Não indicamos o tipo C para junta seca ou rejunte com menos de 2mm.
Contrate profissionais qualificados para o serviço
O que conta muito na qualidade do trabalho finalizado não é somente o produto, mas, também, a mão de obra.
Por isso, contrate profissionais qualificados para aplicarem o seu porcelanato, além disso, peça referências de trabalhos já feitos pelo profissional escolhido.
Pense no conforto
Ao escolher os porcelanatos, pense principalmente no seu conforto físico e também psicológico.
Saiba escolher modelos que valorizem a segurança em áreas externas ou molhadas, e também que tenham isolamento térmico para o caso de áreas muito quentes.
O gosto é muito pessoal, mas também pense na harmonia de cores, texturas e acabamentos com relação ao resto do ambiente. O porcelanato também precisa estar de acordo com a sua decoração!
Viu como escolher o porcelanato é algo simples de se fazer?
Além do ótimo custo/benefício, a variedade que encontramos de tons e design também é ampla e sua resistência é boa.
Ao se atentar a esses pequenos detalhes que citamos, não tem como o revestimento da sua casa dar errado.
Se você quiser mais dicas, basta assinar nossa newsletter!