Baldrame é o conjunto de vigas de concreto armado que corre sobre qualquer tipo de fundação. Lembrando que "vigas" são iguais às colunas, só que ficam na horizontal.
A maior atenção que se deve ter nessa fase e na próxima (a construção do contrapiso) é com a impermeabilização, para evitar que as futuras paredes tenham aquele nada simpático tom verdinho que tanto desagrada os alérgicos.
Passo-a-passo de como fazer um baldrame
-
Compre os tijolos que serão usados nas paredes.
O engenheiro e o mestre de obra podem indicar quais são os tijolos mais adequados, nem sempre o melhor é o tijolo furado de 20x20x10cm, o mais comum e barato.
Isso porque as colunas e vigas devem ter, segundo as normas atuais de engenharia, 12cm de espessura.
A diferença na espessura dos tijolos e das vigas significa que você vai gastar mais madeira para fazer as formas das colunas, porque elas precisarão ter um "dente" de 1cm de cada lado da parede, e depois esse centímetro de desnível nas paredes terá que ser compensado com reboco, que é bem caro.
Pode ser vantajoso comprar tijolos de 12cm de largura, mas eles são mais caros e bem mais difíceis de encontrar, o que significa a necessidade de encomendar com 20 ou 30 dias de antecedência.
-
Marcar, ainda na planta, onde ficarão as esperas de água, esgoto (inclusive os tubos de respiro, que devem subir até o telhado e são necessários para evitar mal cheiro nos banheiros), telefone, TV e energia, que precisam passar pelas vigas e colunas.
Não é nada recomendável quebrar uma viga ou coluna já construída para passar canos por dentro delas, porque isso afeta a estrutura.
-
Momento para pensar longe: é preciso definir logo se as pias de cada banheiro desse piso serão de coluna ou bancada.
Isso porque é preciso deixar a espera de esgoto para a pia de acordo com o modelo: para coluna, a saída pode ficar no chão, próxima à parede, seguindo direto para o ralo sifonado; enquanto a pia de bancada exige saída na própria parede, onde será encaixado o sifão do ralo, e a respectiva tubulação passando pela parede e pela viga inferior.
-
Comprar os ferros para as vigas e também para, pelo menos, a metade de cada coluna.
Isso porque a ferragem das colunas já é amarrada e concretada nas vigas, cabendo ao pessoal, depois, apenas amarrar mais ferros para subir as colunas até a altura do teto.
Também é preciso comprar, geralmente, cimento, areia lavada, Vedalit para impermeabilizar, tábuas de diversas medidas para as formas de vigas e colunas, arame recozido, linha, prego 17x27, lápis de carpinteiro, trenas e esquadro.
-
Comprar também, ou arranjar de algum lugar, alguns pedaços de canos que poderão ser colocados como esperas para a tubulação e os conduítes.
Pode-se usar somente canos de esgoto, que são mais baratos, para que os canos de água fria e quente passem por dentro deles; ou pode-se já de cara comprar canos na mesma medida e especificação dos que serão utilizados, nesse caso será preciso ligá-los ao resto do encanamento usando luvas, que serão tratadas posteriormente.
-
Conferir e discutir com o mestre de obra os níveis da casa em cada cômodo.
Quando há diferença de nível, é preciso redobrar a atenção para a existência de vigas que ficam em níveis diferentes.
-
Antes de concretar, conferir as esperas das ferragens para a construção das colunas.
Gostou desse passo-a-passo da construção do baldrame? Então continue acompanhando nosso blog para não perder nenhuma dica.