A principal diferença entre o baldrame e a sapata é que o baldrame é o tipo mais comum de fundação.
Constitui-se de uma viga, que pode ser de alvenaria, de concreto simples ou armado construída diretamente no solo, dentro de uma pequena vala.
Além disso é uma fundação mais empregada em casos de cargas leves como residência construídas sobre solo firme.
O alicerce é a base que sustenta a casa, dá solidez e transmite para o terreno toda carga (peso) da casa (paredes, lajes, telhados, etc.).
Um alicerce bem feito evita o surgimento de trincas nas paredes, evita o surgimento de umidade na parte de baixo das paredes.
Já a sapata é preferida onde o baldrame não é recomendado, quer pelo peso do prédio ou pela baixa resistência do solo.
A sapata é um bloco de concreto armado construído diretamente sobre o solo dentro de uma escavação.
Isto acontece quando o peso da casa é grande (como em sobrados) ou quando a casa é construída em terrenos fracos.
Neste caso deverá ser adotada a sapata como fundação.
A sapata pode ser do tipo SAPATA CORRIDA ou SAPATA SIMPLES.
A sapata corrida é contínua, isto é, percorre todo o comprimento da parede.
A vantagem no custo da sapata corrida é que ela pode ser confeccionada em alvenaria e não necessita de vigas e pilares para a sustentação do peso da parede e do telhado, porém vale ressaltar que a alvenaria deve ser toda com tijolo maciço, com amarrações entre as paredes em "L" e "T", com forro de gesso, estuque ou lambril, em caso de vãos pequenos podendo até utilizar laje pré.
A desvantagem no custo da sapata simples em comparação a sapata corrida, é que ela necessita de baldrames, vigas e pilares (colunas) para fazer a distribuição e a concentração do peso das paredes, laje e telhado, porem é o tipo de fundação que proporciona maior resistência em casos de moradias com mais de um pavimento (sobrados).
Além dessas existem muitas outros tipos de fundações, acompanhe o blog que entraremos em contato com mais informações sobre o assunto.